Prevenção | Proteja seu sorriso e tenha benefícios

A prevenção é um trabalho em equipe, que envolve paciente e dentistas, visando preservar a dentição natural, prevenindo o aparecimento e o progresso de doenças bucais. O processo preventivo começa em casa, com uma higiene oral adequada e uma dieta balanceada.

As visitas regulares ao dentesta, para a realização de exames periódicos e procedimentos profiláticos (limpeza, aplicação de flúor, orientação sobre higiene bucal, etc.), possibilitam um diagnóstico precoce das doenças bucais (cárie, gengivite, mau hálito, etc.).

Além de conquistar mais saúde, você ainda pode economizar

Visitar regularmente o dentista é uma ação econômica, pois se previne o aparecimento de problemas que têm soluções mais custosas, além de ser essencial para verificar o estado de tratamentos anteriores e manter sua saúde bucal em dia. Abaixo, citamos alguns serviços que contribuem para a prevenção e a manutenção de uma ótima saúde bucal e qualidade de vida:

Remoção de placa bacteriana e tártaro (cálculo salivar)
Por meio da utilização do aparelho de ultrassom ou da remoção manual (raspagem), podemos remover as substâncias nocivas (placa bacteriana e tártaro) aos dentes e às gengivas.

Profilaxia
Procedimento realizado por meio de jato de bicarbonato ou escovas especiais para remoção de placa bacteriana e manchas superficiais.

Aplicação tópica de flúor
Quando aplicado periodicamente, o flúor é um agente que ajuda a proteger a saúde dos dentes contra a ação bacteriana.

Polimento e acabamento de restaurações antigas
Restaurações antigas também precisam de manutenção para que não percam suas propriedades.

Orientação sobre higiene bucal
Por meio de uma correta orientação sobre escovação e utilização do fio dental, buscamos conscientizar nossos pacientes sobre a importância da manutenção de uma boa higiene bucal em casa.

Aplicação de selantes
Indicada para pacientes jovens (crianças e adolescentes), a aplicação de selante nos dentes posteriores pode contribuir para prevenção da cárie.

Quais as vantagens da prevenção?

Além de ser um dos procedimentos mais acessíveis da odontologia, a prevenção, sem dúvida alguma, é o mais eficaz, já que atua diretamente na causa dos problemas (placa bacteriana) e não em suas consequências (cáries, ausências dentárias, gengivas sangrando etc.). Os procedimentos são confortáveis e deixam os clientes com uma sensação de bem-estar e limpeza.

Protetor bucal

Fidele, tratamento odontológico estético

É um aparelho que se encaixa nos dentes para protegê-los de qualquer tipo de impacto. São indicados para pacientes que participam de atividades esportivas que envolvam a possibilidade de quedas, contatos físicos bruscos ou choques com objetos voadores, tais como futebol, basquetebol, beisebol, rugby, hóquei, skates, ginástica, ciclismo ou qualquer atividade que possa produzir ferimentos na área da boca. Todo protetor bucal deve ser flexível, resistente à ruptura, cômodo de usar e são projetados para evitar a fratura de dentes, corte nos lábios ou qualquer outro dano à boca. A Fidele atende com protetores extremamente confortáveis feitos sob medida e que oferecem excelente proteção.

Placas de mordida

Fidele, tratamento odontológico estético

A Placa de Mordida é um aparelho em acrílico colocado sobre os dentes com as funções de proteger os dentes de desgaste em pacientes que apresentam parafunção, como o bruxismo (hábito de ranger os dentes), aliviar as articulações e também induzir o relaxamento da musculatura. A Fidele atende com placas de mordidas feitas sob medida e extremamente eficazes.