Implantodontia

Fidele, arcada dentária antes do implante

Antes do implante

Fidele, arcada dentária depois do implante

Depois do implante

O implante dental é indicado para repor a perda de todos os dentes, alguns ou de apenas um dente.

Corresponde a um pino de titânio colocado dentro do osso abaixo da gengiva que substitui a raiz de um dente perdido. Serve de apoio para a prótese (dente) que deve ser semelhante aos dentes naturais em estética e função.

Possuem algumas vantagens quando comparados a outros procedimentos de reabilitação, sendo que nos casos que envolvem a perda de um ou mais dentes, os dentes vizinhos são preservados e não precisam ser desgastados. Já no caso de pacientes que perderam todos os dentes, o implante possibilita uma melhor estabilidade e fixação das próteses.

Por meio de um procedimento cirúrgico realizado no próprio consultório da Fidele, sob anestesia local, são instalados os implantes de titânio dentro do osso. O implante demora cerca de três a seis meses para aderir ao osso. Após esse tempo, pode-se começar as moldagens para a instalação da prótese dentária sobre o implante.

Enxerto ósseo

O enxerto ósseo consiste na colocação de osso nas regiões de perda óssea aumentando a altura e espessura do osso permitindo a instalação de implantes dentários. A perda óssea pode acontecer por diversos motivos o principal é a perda precoce do dente; O osso usado para preencher a perda óssea dentária pode ser de uma área apropriada (mandíbula, por exemplo) do próprio paciente ou biomateriais muito bem recomendados nesse tipo de procedimento;

Quais os riscos de não se fazer o enxerto ósseo?
A perda óssea traz problemas funcionais e estéticos, entre os quais:
– Dificuldade para a realização de implantes;
– Aparência de dentes muito compridos, o que prejudica a harmonia estética;

Carga imediata, uma técnica incrivelmente rápida

Realização de implante

Devido aos avanços científicos, hoje é possível, em determinados casos, entrar no consultório sem dentes e sair, ao final de 48 horas, com todos os dentes fixos sobre os implantes dentário. Essa tecnologia, conhecida como Carga Imediata, proporciona uma grande satisfação aos pacientes, graças aos rápido resultados.

Neste tipo de implante o dentista, em casos selecionados, coloca a prótese logo após a cirurgia ou poucos dias depois da instalação do implante; As próteses utilizadas na carga imediata são temporárias e devem ser substituídas após algum tempo;

A carga imediata pode ser realizada para um único dente ou para todos os dentes, mas nem sempre é utilizada, pois depende de condições específicas e favoráveis, por isso planejamos com critério e buscamos sempre o tratamento ideal.

Vantagens da carga imediata

O processo de osteointegração ocorre normalmente;

Não há uma longa espera para a colocação da prótese;

O paciente espera a ossteointegração com uma prótese provisória (dentes instalados), e em alguns casos pode ser realizada uma prótese definitiva;

Não há problemas estéticos pela ausência dentária ou utilização de prótese removível (móvel);

Mas o melhor mesmo é conseguir o sorriso dos seus sonhos em pouco tempo.

O paciente que irá receber carga imediata deve apresentar altura óssea que permita ao profissional colocar um implante de bom comprimento e largura óssea para que seja possível um implante de bom diâmetro, levando-se em consideração a carga mastigatória da região que irá receber o dente e principalmente, ter além do exame necessário, uma sensibilidade para perceber a qualidade óssea desse paciente, para que o implante fique preso com uma força que impeça qualquer movimentação durante a sua integração com o osso. Sem esses três itens, o sucesso do implante fica comprometido.